Fausto Zero

Fausto Zero, segunda montagem da Primus Cia de Atores, estreou em setembro de 2013, no Teatro Glauce Rocha. Primeira parte da Trilogia da Condição Humana, idealizada por Alexandre Pontaara, narra a história de um homem que desiludido com o mundo, resolve fazer um pacto com o diabo Mefistófeles para que ele lhe apresente todas as glórias e agonias do mundo.

 

Na adaptação de Alexandre Pontara para este clássico encenado pela Primus Cia de Atores, temos um Fausto em versão mais simples e contemporânea, com diálogos adaptados para uma linguagem mais cotidiana e um espetáculo mais conciso. A encenação busca trabalhar elementos do expressionismo misturando em sua linguagem dança aérea contemporânea, teatro e cinema num tom de fábula tão presente na obra de Goethe. A presença constante de símbolos e signos que transitam entre o sagrado e o profano permeia toda a encenação buscando trazer à luz, os diversos Faustos – Mefisto, Fausto, Wagner e o Estudante – evoluções diferentes de um mesmo homem.

1/2

Ouça essa Canção

FICHA TÉCNICA

EDIÇÃO E DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – DIEGO AMORIM

 

DIREÇÃO MUSICAL E TRILHA SONORA ORIGINAL – GUSTAVO HENRIQUE

 

CENOGRAFIA – CACHALOTE MATTOS

 

ASSISTENTE DE CENOGRAFIA – MAURO SOH

 

CENOTÉCNICO – MOISÉS CUPERTINO

 

FIGURINO – MICHELE KOSARCZUK

 

ASSISTENTE DE FIGURINO – HELIDA SERIMARCO

 

ILUMINAÇÃO – ALEXANDRE PONTARA E CLÁUDIA CRISTAL

 

FOTOGRAFIA ARTÍSTICA – CLAUDIA WER E CLÁUDIO SENRA

 

- ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO –

ALEXANDRE PONTARA

 

- CO-DIREÇÃO –

CLÁUDIA CRISTAL E LAURA AZULAY

 

- ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO –

CLAUDIA WER

 

 

ELENCO: Jorge Paz, Ludmila Wischansky, Maha Sati, Lu Anastacio, Paolo Sampaio, Mauro Faria, Joe Wolfart, Rodrigo Leça, Andrea Quesado, Lauro Junger, João Paulo Guerreiro e Julia Fernandes.

TEXTO – FAUSTO DE GOETHE

TRADUÇÃO – CHRISTINE ROHRIG

 

 

Bio

Alexandre Pontara, ou apenasumalexandre como ele costuma assinar, é artista visual, escritor multiplataforma, poeta, ator, diretor teatral e mais um bocado de outras coisas.

Em 2020, em meio a pandemia do coronavírus, assina o roteiro do espetáculo online "Desafio Hitchcock", um formato inovador em linguagem, único no mundo, idealizado pelo diretor André Warwar. Nesse espetáculo, com cortes ao vivo e linguagem que transita pelo teatro, cinema, tv e reality, 7 atores em cena, cada um em sua casa, atuam e transmitem, em tempo real, suas imagens para o diretor, que corta e monta ao vivo. O público tem a ilusão e certeza de que estão todos num mesmo ambiente. Uma experiência imersiva, ao vivo, em tempo real.

Também, em 2020, assina o projeto visual "Entre 4 Paredes", onde através de estímulos fotográficos de artistas e amigos em seu isolamento social, cria releituras em arte visual, com uma potência artística e linkada aos temas atuais.

Entre 2018 e 2020, lançou o manifesto transmídia Poética em Transe, em que artistas das mais variadas vertentes dão voz a contemporaneidade da sua poesia e dialogam com os incômodos de uma sociedade midiática. Foi um dos produtores da 1ª edição do Festival Audiovisual FICA.VC, em 2017 no Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2011, foi crítico teatral do Guia da Semana.

Como diretor teatral, o foco de sua pesquisa está no trabalho investigativo sobre a interferência da linguagem audiovisual no espaço cênico.

A Cidade das Mariposas, encenada em 2011, marca sua estreia como dramaturgo e diretor teatral. Em 2013, adaptou e dirigiu Fausto Zero de Goethe e assinou a Direção Artística da Ocupação Primus Arte Movimento do Teatro Glauce Rocha no Rio de Janeiro.

Além de Cidade das Mariposas, é autor dos textos teatrais O Mastim, Doze Horas para o Fim do Mundo, O Processo Blake, Entre Irmãos, As Últimas Horas e Man Machine 2.0, das antologias poéticas “Poemas Mundanos”, “Poesia Urbana” e “Sombras” e do roteiro de cinema “Doze horas para o Fim do Mundo”.

Alexandre Pontara

Artista visual, poeta de mídias interativas, escritor multiplataforma e uma mente digital.

  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
© 2015-2020 "apenasumalexandre".
Site oficial de Alexandre Pontara.
Todos os direitos reservados.
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now